Os alunos jogam o dado e verificam o número que cai, a soma deste com o número da posição em que o aluno está o faz avançar ou retroceder. Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.
ORIGEM
DOS NÚMEROS NEGATIVOS
O número é um conceito fundamental em Matemática que tomou forma num longo desenvolvimento histórico.
A origem e formulação deste conceito ocorreu simultaneamente com o despontar, entenda-se nascimento, e
desenvolvimento da Matemática. As atividades práticas do homem, por um lado, e as exigências internas da Matemática por outro
determinaram o desenvolvimento do conceito de número. A necessidade de contar
objetos levou ao aparecimento do conceito de número Natural.
Todas as nações que
desenvolveram formas de escrita
introduziram o conceito de número Natural e desenvolveram um sistema de
contagem. O desenvolvimento subsequente do
conceito de número prosseguiu principalmente devido ao próprio
desenvolvimento da Matemática.
Os números negativos aparecem pela primeira vez na China antiga. Os
chineses estavam acostumados a
calcular com duas coleções de barras - vermelha para os números
positivos e preta para os números negativos.No entanto, não aceitavam a
ideia de um número negativo poder ser solução de uma equação. Os
Matemáticos
indianos descobriram os números negativos quando tentavam formular um
algoritmo para a
resolução de equações quadráticas. São exemplo disso as contribuições de
Brahomagupta, pois a aritmética sistematizada dos números negativos
encontra-se pela primeira vez na sua obra. As regras sobre grandezas
eram já conhecidas através dos teoremas gregos
sobre subtracção, como por exemplo (a -b)(c -d) = ac +bd -ad -bc, mas os
hindus converteram-nas em regras numéricas
sobre números negativos e positivos.
sobre números negativos e positivos.
Diofanto (Séc. III)
operou facilmente com os números negativos. Eles apareciam
constantemente em cálculos intermédios em muitos problemas do seu
"Aritmetika", no entanto havia certos problemas para o qual as
soluções eram valores inteiros negativos como por exemplo:
4 = 4x +20
3x -18 = 5x^2
3x -18 = 5x^2
Nestas situações
Diofanto limitava-se a classificar o problema de absurdo. Nos séculos
XVI e XVII, muitos matemáticos europeus não apreciavam os números
negativos e, se esses números apareciam nos seus cálculos, eles
consideravam-nos falsos ou impossíveis. Exemplo deste facto seria
Michael Stifel (1487- 1567) que se recusou a admitir números negativos
como raízes de uma equação, chamando-lhes de "numeri absurdi". Cardano
usou os números negativos embora chamando-os de "numeri ficti". A
situação mudou a partir do (Séc.XVIII) quando foi descoberta uma
interpretação geométrica dos números positivos e negativos como sendo
segmentos de
direções opostas.
Fonte: http://www.somatematica.com.br/negativos.php






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